mulher sentada
2
outubro 31st, 2018

Como superar uma traição

Tudo bem, eu sei, você deve estar se perguntando, isso é possível? Em um primeiro momento esse é maior sentimento, revolta e o pensamento de que esse sentimento nunca irá passar. Leia neste artigo algumas dicas de como superar uma traição.

Tudo na vida tem começo, meio e fim. Planejamos muitas vezes nossa vida como se fosse um livro com capítulos muito bem escritos, mas na realidade muitas vezes muitas coisas não saem conforme planejado.

Tanto para o homem quanto para a mulher, saber como superar uma traição não é algo como ler uma bula, onde você lê e tira as conclusões. Envolve história, sentimentos, de culpa, de arrependimento e muitas vezes a necessidade de uma superação indescritível.

Ninguém trai com o pensamento de achar que tudo será como antes, muitos questionamentos atormentam a cabeça de quem trai até que a decisão seja tomada, seja por impulso ou por total consciência.

Veja algumas dicas, claro, são apenas dicas. Cada caso é um caso e possui uma história por trás que somente quem passa saberá interpretar. Quem sou eu para dizer o certo e errado em uma situação como essa, mas espero que seja útil para você.

 

Mulher apontando o dedo

Não corra atrás de culpados

Toda ação tem uma reação, em uma situação como essa a primeira reação é se revolta total. Perguntas e mais perguntas passam pela cabeça. Um quebra cabeça e uma dúvida cruel — Porque eu não vi isso antes?

Não seria diferente, afinal até então você achava que sabia tudo sobre ele ou ela e tinha plena convicção que isso nunca aconteceria.

Talvez esse seja o erro mais cometido por quem é traído. Correr atrás de culpados.

Os culpados são ambos muitas vezes, mas isso pouco importa agora. Quando mais rápido você aceitar a situação independente do que venha a acontecer depois, mais fácil e rápida será a superação e seguir em frente será questão de tempo.

Tentar descobrir onde você ou ele erraram não deve ser prioridade neste momento. Tente entender como você pode agir daqui para a frente sem ficar presa ao passado.

 

Relembre a história

De nada vai adiantar ficar lembrando do que já passou. Foque no futuro e tenha em visualize que as coisas podem ser melhores daqui em diante.

Por mais que a dor do momento seja grande sempre em qualquer relação existiram momentos felizes.

Tente relembrar esses momentos a dois que vocês tiveram juntos, as dificuldades superadas ou até mesmo as coisas mais simples. Certamente muitas boas lembranças surgirão. Se for possível relembre esses momentos a dois.

Pode haver uma história por trás, e isso, conta muito e mostra que uma história a dois pode ser muito mais valiosa do que uma noite ou uma aventura fora da relação.

 

Mulher falando ao telefone

Procure ajuda

Caso não seja possível que a situação não seja resolvida entre as duas partes, não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda.

Tenha medo de não tentar fazer nada para salvar a história de relacionamento de vocês.

Se necessário, envolva sim a família. A história de que em briga de marido e mulher não se mete a colher já é passado. Certamente a família, principalmente os mais próximos, como filhos e pais podem ajudar a minimizar a situação é acalmar o clima.

Uma terapia individual ou de casal também pode ser uma opção valiosa. Além de ajudar a resolver a situação pontual pode despertar muitas outras possibilidades na relação desgastada.

 

Mulher olhando para o horizonte

Faça(m) novos planos

Fazer novos planos pode ser uma ótima saída para reatar ou até mesmo esquecer a experiência vivida.

Replanejar a sua vida não é nenhum absurdo. Absurdo seria não fazer nada e achar que as coisas irão mudar sem atitude.

Se a decisão for de permanência na relação o plano podem ser feitos individualmente, mas é necessário que parte dele envolva as duas partes.

Quando as duas partes forem envolvidas o processo se torna mais saudável e o comprometimento de ambos ficará mais claro. Um cobrando o outro em relação ao rumo que a vida a dois está tomando.

 

Concluindo

Existe muitas possibilidades quando uma relação é abalada por uma traição. Você precisa escolher de forma consciente o que pode ser a melhor decisão sobre o seu ponto de vista. Como superar uma traição pode ser algo possível.

Não tentar resolver a situação o mais rápido possível pode tornar as coisas ainda piores causando uma baixa autoestima, trazendo ainda mais problemas, tanto para a relação como para a sua saúde.

Aproveite e baixe nosso guia de como apimentar a relação.

Guia Completo de Como Apimentar a Relação

 

Liliane Benedet

38 anos, casada e mãe. Acredito que toda mulher é Única, por isso criei a Eu Única. Estou sempre me reinventando. Aprendiz na área de sexualidade e relacionamentos.

2 comments

  • AvatarAlessandra

    perdoar, é uma decisão muito forte, mas não é o fim, depois disso vc precisa retomar a confiança da pessoa, e ai está o grande problema, a pessoa que recebeu o perdão , volta a viver a vida normal, e aquela ferida sua aberta nao se cicatriza se o outro nao fizer a parte dele, vc vai conviver com o fantasma da insegurança, do medo de passar por isso novamente, e superar essa angustia cada vez que se sentir ameaçada por situações adversas, é muito difícil, doí muito,vc pode até ficar doente, uma dor que nao foi vc que ocasionou, cabe a outra pessoa te ajudar a cuidar desta ferida juntos.Ou nao adianta insistir neste relacionamento. Vire a pagina, queime o livro e comece novamente, dando uma chance pra vc ser feliz… cabe a cada uma de nós avaliar que caminho quer tomar nesta hora.

    Responder para Alessandra
    • Liliane BenedetResposta Eu ÚnicaLiliane Benedet

      Fico feliz com as suas palavras Alessandra. Saber seguir a vida sem olhar para trás é crucial para ser feliz!

      Responder para Liliane Benedet

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*