Homem e mulher discutindo
0
outubro 23rd, 2018

Por que os casamentos acabam?

Não é nada fácil manter uma relação de anos com a disposição e empatia do início, mas também não é impossível. Toda relação com o passar do tempo acaba gerando um passado feliz ou um passado triste. Isso tudo depende de como a relação foi ou vem sendo conduzida. Mas por que os casamentos acabam?

Existem diversos motivos que fazem com que uma relação acabe. Mas tenha atenção, muitas vezes, a relação sempre foi conturbada.

Será que realmente você tem um casamento ou apenas estão sobre o mesmo teto?

Casar não é uma situação desejada por qualquer pessoa, com a mudança comportamental das gerações muitos jovens não pensam em ter um casamento aos modos tradicionais ate então.

Pergunte isso ao seus filhos e você pode ter uma surpresa sobre o que eles pensam sobre um casamento.

Por que os casamentos acabam?

Existem diversos motivos que fazem com que um casamento acabe, cada caso é um caso e não existe regra em relação aos motivos, mas os principais motivos que fazem com que um casamento acabe podem ser:

  • pensamentos muito diferentes: Sim, nem sempre os opostos se atraem pois objetivos muito diferentes podem destruir uma relação;
  • falta de empatia: a falta de se colocar no lugar do outro pode fazer com que não se veja a relação como um casal mas apenas de um lado, assim, deixando de ser um casamento;
  • falta de amor próprio: a falta de autoestima e amor próprio pode sim destruir uma relação. Quando você se dedica muito apenas ao outro, a relação tende a ser cansativa e uma das partes vai acabar cedendo a rotina;
  • falta de entrosamento no sexo: a falta de empatia também  no sexo faz com que alguma das partes não viva bem. Normalmente a mulher tende a ter a obrigação perante a sociedade para satisfazer ao homem. Isso não deve ser regra e deve ser mudado pois a satisfação de ambos é um dos pilares de uma relação;
  • falta de diálogo: talvez esse seja o principal fator que faz com que muitos casamentos acabem, pois ele normalmente desencadeia todas as outras situações não favoráveis.

Clique e leia também:

Como não deixar o sexo entra na rotina

Diálogo: o começo de tudo para mudar a sua relação

 

Como manter o meu casamento saudável?

Muitas mulheres se perguntam isso, muitas vezes passando anos sem ter satisfação ou simplesmente achando que um casamento com relação não muito boa é algo normal.

Duvide disto sempre, se você não está bem, algo está errado e quanto mais rápido vocês pararem e avaliarem como mudar a situação, melhor será.

Veja algumas dicas que podem ajudar a manter a sua relação saudável:

  • tenha empatia sempre sabendo ouvir o outro e se colocando no lugar dele;
  • converse sobre a relação de vocês relembrando momentos felizes e traçando metas para o futuro;
  • tenham momentos a dois para sair, para viajar, para assistir algo, para passar um noite daquelas;
  • cuide da sua saúde física e mental;
  • peça ajuda sempre que achar necessário, desabafe! Procure amigos, família ou a ajuda de um profissional.

Guia Completo de Como Apimentar a Relação

Como reatar uma relação?

As vezes a relação está desgastada e nada do que você pense parece que vai fazer efeito. Nestes casos é importante saber se vocês realmente querem continuar com a relação e serem felizes ou o casamento está apenas no papel e não existe mais interesse pelas partes ou por uma delas.

Aqui novamente o dialogo é a melhor saída. Vocês precisam ser francos um com o outro e abrir as dúvidas em relação ao casamento ou a relação.

Caso vocês tenham interesse em manter a relação de pé, o ideal é que vocês coloquem na mesa os pontos positivos e negativos, realmente abram o jogo. Veja que aqui é necessário um grau de maturidade extremamente alto para que a conversa não vire uma discussão.

No Guia Completo de Como Apimentar a Relação foi escrito um capítulo sobre o mapa da vida e como a ferramenta pode ser útil para colocar em um mapa estilo radar a situação atual da sua vida. Esta é uma atividade que deve ser feito pelos dois, em conjunto ou individual. 

Coloque pontos em cada um dos aspectos da sua vida, quanto mais aberto este radar melhor a situação.

Após preenchido o mapa é hora de montar um plano de ação para vocês dois.

 

Liliane Benedet

38 anos, casada e mãe. Acredito que toda mulher é Única, por isso criei a Eu Única. Estou sempre me reinventando. Aprendiz na área de sexualidade e relacionamentos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*