Palacete do Festival de Cinema de Gramado
0
Posted in Uncategorized
agosto 27th, 2018

O que o filme Ferrugem te ensina sobre o envio de nudez?

O que o ganhador da estatueta de melhor filme do 46° Festival de Cinema Brasileiro nos ensina sobre o envio de nudez? Entenda melhor sobre o filme Ferrugem.

Muita coisa!

O filme Ferrugem foi o ganhador no quesito melhor filme do último Festival de Cinema Brasileiro realizado em Gramado neste mês, realizado entre 17 e 25 de agosto.

O filme de Aly Muritiba, mostra assuntos importantes para a nossa educação, bem como a educação dos jovens. Ele trata sobre a abuso virtual e bullying de forma clara e aberta.

O filme é separado em duas partes.

A primeira, após ter um vídeo íntimo vazado, primeiro no WhatsApp e depois na internet, a adolescente Tati, vivida por Tiffany Doke, passa a sofrer bullying de seus amigos e sofre de forma severa as humilhações que uma história como essa pode ocasionar.

A segunda parte, foca no escândalo de Renet, jovem com o qual Tati havia iniciado um namoro recente.

O filme deixa claro que os cuidados na internet são extremamente importantes quando se fala de envio de informações íntimas como fotos, vídeos e até mesmo áudios.

A internet não perdoa, somada a falta de consciência de muitos jovens a repercussão de um caso como este pode ser avassaladora e trazer sérias complicações no dia a dia tanto aos jovens como a toda uma família.

Durante o percorrer do filme noções de amizade, respeito e cidadania também são expostos, mostrando a lado correto das coisas.

A empatia também é mostrada no filme, se colocar no lugar de outro é enfatizado em muitos momentos do filme. Deveríamos ter em mente, como pais e responsáveis, a reflexão sobre a importância do tema. O bullying até anos atrás visto como brincadeira entre colegas está tomando outras proporções, como a viralização de muitos assuntos pelas redes sociais.

O nome do filme não foi escolhido à toa, Ferrugem representa toda a corrosão que um assunto tão delicado desse pode trazer a um jovem e suas consequências.

Mas como fazer para que uma situação desta aconteça com você e seus familiares?

Fácil falar, difícil fazer né?

Muitos são os casos onde precisamos intervir na educação de nossos filhos.

Algumas dicas simples que podem ser úteis em relação ao assunto:

  • Nunca envie nudez, se você realmente tem interesse na prática, faça sobre muito cuidado. Eu particularmente não recomendo;
  • Tenha um bom antivírus instalado em seus aparelhos eletrônicos;
  • Converse com seus filhos sobre a importância de não enviar informações restritas pelos aplicativos de conversas e redes sociais;
  • Acesse as redes sociais com certa frequência para não permitir que a sua conta seja alvo fácil de invasão;
  • Caso seu filho seja de menor e tenha acesso a um aparelho como smartphone ou tablet, tenha acesso liberado ao mesmo e cheque com frequência as informações que são trocadas e acessadas nele.

Use a internet com inteligência e não esqueça de assistir Ferrugem.

Liliane Benedet

38 anos, casada e mãe. Acredito que toda mulher é Única, por isso criei a Eu Única. Estou sempre me reinventando. Aprendiz na área de sexualidade e relacionamentos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*