Mulher com a mão na cabeça preocupada

Não consigo ter um orgasmo e agora?

Toda mulher já pode ter passado pela dificuldade em ter um orgasmo. Não seria nada comum você dizer que sempre consegue chegar lá de forma fácil e rápida. Não consigo ter um orgasmo e agora?

Diversos fatores podem levar você a ter dificuldades em ter um orgasmo, mas vamos com calma que o assunto é delicado. Antes de mais nada precisamos entender um pouco sobre o porquê talvez você não consiga chegar ao tão esperado momento de completo relaxamento e contração do seu corpo e partes íntimas.

O fato de não conseguir se chegar ao orgasmo é problema para quase 30% das mulheres. A pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) diz que 34,6% das mulheres do Brasil não tem desejo ao sexo e 29,3% não conseguem ter um orgasmo. Ainda a pesquisa relata que 92% das mulheres não se tocam, ou seja, não masturbam.

Vou ser bem sincera, eu acho esse último número assustador e digo que preocupante. Imagine uma vida inteira sem sentir prazer? Sim, preocupante, mas tudo tem solução. Afinal você não quer mais pensar na frase – Não consigo ter um orgasmo.

Mulheres que se tocam e conhecem seu corpo intimamente possuem maior facilidade de chegar ao orgasmo mesmo que sozinhas, isso pode ajudar muito durante as relações sexuais onde será necessário se conhecer muito bem para conduzir o parceiro a ajudar você a obter um orgasmo.

Claro, veremos aqui que diversos fatores que podem influenciar na sua relação da sua mente com o seu corpo, mas não chegar nunca a um orgasmo pode sim prejudicar não só uma relação, como a sua autoestima e também a sua saúde.

Essa situação tem nome e se chama Anorgasmia – ou seja, dificuldade em conseguir um orgasmo.

 

Mulher com olhar triste

Por que não consigo ter um orgasmo?

São diversas situações que impedem você de chegar ao orgasmo feminino. Seria muito simples afirmar que cada caso é um caso é deve ser visto como uma situação isolada e assim, ser tratada sozinha sem ajuda de outras pessoas ou especialistas. Mas nem sempre é assim.

As mulheres possuem uma história de submissão ao prazer do homem e muitas vezes falar sobre a insatisfação feminina em uma relação é tido como um tabu. Tudo bem, as coisas estão mudando, mas digamos que ainda falta muito para que a tratativa seja igualitária em relação a assunto prazer sexual.

As necessidades fisiológicas do homem e mulher são diferentes e isso condiciona uma relação na cama que pode nem sempre agradar homem e mulher, ficando o ato sexual limitado ao prazer do homem.

 

 

Alguns dos motivos do por que você não consegue ter um orgasmo

Podem ser diversos os motivos que façam com que uma mulher não tenha um orgasmo.

Mulher deitada na cama com os pés de fora

Falta de conhecimento do próprio corpo

Falo muito disso aqui no blog. Como você chegar ao orgasmo com a ajuda de alguém se nem você mesma conhece o próprio corpo.

Primeiro, não tenha vergonha do seu corpo, independente de como ele seja é o primeiro passo para você perder o medo e começar a se tocar mais. Mas se toque mesmo, tenha momentos únicos de encontro com você mesma.

As mulheres que se tocam tendem a ter uma relação melhor com seus parceiros, consequentemente conseguem chegar ao orgasmo com maior facilidade.

Com o passar do tempo você vai descobrir que pode ter uma melhor relação a dois quando passar a se tocar mais, vai aumentar sua autoestima tanto entre quatro paredes como fora delas.

 

Mulher com as mãos na cabeça

Estresse e rotina

A rotina estressante de muitas mulheres, principalmente quando falamos de jornadas duplas e até triplas pode ser um dos fatores determinantes para a falta de orgasmo.

Assim como estresse pode causar impotência sexual para os homens, nas mulheres a situação parecida, causando a falta total de líbido e por sua vez a perda de interesse por assuntos ligados ao prazer sexual.

Quanto mais a mulher estiver insatisfeita com a sua vida pessoal maiores serão as chances dela não conseguir ser feliz também em sua vida sexual.

Veja que funciona como um roda, se dos eixos de sua vida não vai bem os outros eixos podem acabar sendo prejudicados.

No Guia Completo de Como Apimentar a Relação tem uma ferramenta para você exercitar e olhar para todos os aspectos de sua vida e talvez, conseguir, digamos que uma autoajuda em relação ao tema.

Guia Completo de Como Apimentar a Relação

simbolo de conversa

Falta de diálogo

Sabe aquele velho ditado – tudo se resolve com uma boa conversa. Eu acredito muito nisto. Mas tenha atenção, diálogo não é DR – discussão de relacionamento, vamos chamar DR de diálogo de relacionamento. Fica muito melhor.

Casais que não conversam e não dedicam algum tempo a escutar o seu parceiro ou parceira certamente não tem uma boa relação sexual.  Afinal de contas, uma boa relação sexual é quando atende ambas as partes e os dois estão satisfeitos.

De nada adianta você fazer ele feliz sexualmente e ser infeliz consigo mesma. Isso seria a maior prova de falta de amor próprio.

O diálogo é base de qualquer relação estável e feliz. Tudo pode se resolver com uma boa DR e claro, o sexo não seria diferente.

Leia também:

Diálogo: o começo de tudo para mudar a sua vida sexual

 

Mulher sentada em frente a uma lagoa

Falta de interesse pelo tema

A falta de interesse pelo assunto sexo e orgasmo feminino pode levar qualquer mulher e casal e entrar em zona perigosa e difícil de sair, a zona de conforto em uma relação.Ter o sexo apenas como compromisso e não visando a satisfação pessoal e como casal, que deveria ser o prazer é felicidade de ambos.

Mas isso tudo pode ter uma explicação, sexo ainda é visto como tabu por muitas pessoas e nunca faz parte de roda de conversas, a não ser como assunto de brincadeiras, muitas vezes de mau gosto.

Assuntos relacionados a sexualidade e prazer feminino deveriam fazer parte de qualquer família e círculo de amigos, afinal é do sexo que se provém vida, logo deveria ser encarado de frente.

Quando falamos ainda mais fundo sobre sexo passa longe falar sobre assuntos que podem ajudar qualquer relação como livros, documentários ou qualquer notícia sobre sexualidade.

O sexo começa na mente, principalmente de nós mulheres, sabemos que fantasiamos muito e todo assunto que é visto sobre o tema pode ajudar na hora de conseguir um orgasmo. A imaginação flui muito mais quando o assunto deixa de ser tabu e passa a ser algo comum no seu cotidiano. Claro, cuidado, em excesso pode ser algo muito ruim e prejudicar a sua vida pessoal.

 

mãos juntas ao corpo espessando dor

Distúrbios

Muitos podem ser também os distúrbios sexuais que impedem você de ter um orgasmo. O vaginismo por exemplo pode ser um destes distúrbios. A contração em exceção da musculatura vaginal pode fazer com a mulher não consiga obter o orgasmo pois a dor na penetração pode ser tanta que supera o prazer e não permite o relaxamento por completo.

Leia também:

Vaginismo: o que é, sintomas e como é o tratamento

 

Em muitos casos isso se torna constante pois o cérebro identifica a situação e envia a mensagem novamente ao corpo para que repita a contração, isso se torna uma situação insuportável para qualquer mulher.

 

Traumas

Algumas mulheres muitas vezes sem mesmo imaginar podem sofrer de traumas que ajudam a interromper a barreira do momento entre o prazer é o ápice do orgasmo.

Várias podem ser as causas e a identificação em vários casos necessita de ajuda externa de um profissional pois pode envolver problemas relacionados a situações desagradáveis.

Neste caso o ideal é procurar um psicólogo.

 

Como eu posso tentar resolver

Nem sempre você vai conseguir resolver sozinha, mas não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda. Antes de tudo procure conversar com o seu parceiro sobre a sua dificuldade, você não vai conseguir fingir um orgasmo por muito tempo pois quanto maior a afinidade maior será o conhecimento dele sobre o seu jeito.

Ajuda do seu parceiro ou de especialistas como sexólogas, psicólogos e até mesmo fisioterapeutas pode lhe ajudar a resolver a situação.

Antes de tentar procurar especialistas tenha em mente que vocês podem tentar resolver isso juntos, veja algumas dicas que podem ajudar a resolver a situação antes de procurar um especialista:

  • Invista mais tempo nas preliminares;
  • Não foque o seu pensamento no orgasmo, isso será consequência;
  • Evite a penetração como a fase inicial, dê ênfase para os beijos e carícias antes;
  • Leia mais a respeito do tema sexo e procure sempre ter uma conversa aberta sobre o tema.

 

Concluindo

A vida sexual de qualquer mulher precisa ser regular e de qualidade para que isso interfira nos outros aspectos da sua vida. Mulheres que conseguem chegar ao orgasmo são muito mais felizes e podem se permitir crescer em vários aspectos de sua vida.

O orgasmo abre as portas do seu relacionamento para muitas outras perspectivas e aumenta a afetividade de qualquer casal. Se precisar peça ajuda, não tenha medo. Se você realmente não conseguir sozinha, não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda.

Faça o possível para você não precisar repetir a frase: Não consigo ter um orgasmo, certamente você será mais feliz.

Guia Completo de Como Apimentar a Relação

Liliane Benedet

38 anos, casada e mãe. Acredito que toda mulher é Única, por isso criei a Eu Única. Estou sempre me reinventando. Aprendiz na área de sexualidade e relacionamentos.

2 comments

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*