Sexualidade: Como ela influencia no autoconhecimento e na sua vida?

Como a sexualidade influencia no autoconhecimento?

Antes de iniciar, gostaria que você refletisse sobre estas duas perguntas:

– Quem sou eu?
– O que eu sinto em relação ao sexo?

O estudo da sexualidade humana ainda é complexo por ser multidimensional, assim como nós, porém, vou resumir apenas para termos uma base da ligação com nosso autoconhecimento, sexo e vida.

A sexualidade é o que temos de mais íntimo, uma junção do que somos com o que vivemos, são as sensações, emoções, experiências, relacionamentos vividos, amores e prazeres. É uma parte integrante da nossa personalidade, quer estejamos conscientes disso ou não.

 

Como somos influenciados?

Somos seres biopsicossociais, ou seja, a junção de biológico, social e psicológico.

Biológico:
– Mulher ou homem (aparência genital) – só de pensar nisso já vemos que socialmente tem uma diferença de tratamento
– Reprodução sexual

Social:
– Erotismo (influências em nosso modo de agir de acordo com o contexto histórico, crenças e culturas)
– Influências sociais como política e religião que mostram um padrão de como devemos agir, do que é certo ou errado, limitando o que somos na essência em nível sexual

Psicológico:
– Como nos sentimos em relação a nós mesmos e com as outras pessoas
– Nossos pensamentos, atitudes, fantasias, tendências
– Ser diferente do outro, independente das situações baseando na forma que fomos criados e educados.

 

O autoconhecimento e sexualidade

Com base no aspecto básico da sexualidade, já podemos ver que ela está em todas as fases de nossa vida e em uma constante mudança, de acordo com o que vamos adquirindo de conhecimento que influencia em nossas mudanças pessoais, atingindo a interação com os outros.

O autoconhecimento ajuda você a se relacionar melhor com tudo na vida pois, se conhecendo, você pode lidar com as situações à sua volta, saber quais as sensações que elas te causam e entender que os outros têm visões diferentes da sua. Aprendemos a respeitar e sermos respeitados pelo que somos.

Mas, e o sexo?

Agora vamos juntar as peças deste quebra-cabeça que somos como seres sexuais.
O sexo não existe apenas para reprodução e prazer carnal, ele é a ligação de pessoas com vivências e sentimentos diferentes que se completam através dos corpos, é explorar a sexualidade individual do outro e se deixar ser explorada.

 

Quando você tem um bom conhecimento da sua sexualidade e do seu corpo, pode se expressar de uma forma simples com seu parceiro (seja com diálogo ou apenas corporal), abrindo espaço para que ele também se expresse, fazendo tudo fluir e elevando a experiência do sexo com novas sensações e maiores prazeres. Também conseguirá entendê-lo melhor em suas ações, fantasias e pudores, respeitando seu espaço e tempo.


Podemos sentir que depois de uma boa relação sexual, nosso estado com nós mesmas e com a vida muda de uma forma positiva, ficamos com mais energia, mais felizes, mais compreensivas e tudo ao redor pode fluir melhor. Isso tudo por motivos biológicos, sociais e psicológicos, ou seja, nossa sexualidade.

 

Entenda melhor sobre os motivos que influenciam em nossa sexualidade

Biológico:
– Após o orgasmo, o organismo libera um hormônio que reduz o estresse, chamado de oxitocina.
– Também após o orgasmo é liberada a endorfina que gera a sensação de bem-estar, prazer e relaxamento.
– Pode diminuir a TPM e as cólicas menstruais.
– Nas mulheres, aumenta o brilho do cabelo e da pele.


Social:
– Sensação maior de intimidade com o parceiro.
– Você se sente mais feliz e isso influencia em sua vida social.
– Diminui o estresse, podendo lidar melhor com os acontecimentos do dia a dia.

Psicológico:
– Mais autoestima
– Mais segurança e confiança

Agora podemos entender a naturalidade e a beleza do sexo, pois sim, tudo está interligado na vida e cada um é da forma que é dentro da sua sexualidade.

Talvez depois de ler este artigo consiga responder melhor estas perguntas:

– Quem sou eu?
– O que eu sinto em relação ao sexo?

Gostou, deixe nos comentários a sua opinião.

Um abraço – Juliana Catellani

Consultora e coach de relacionamento e sexualidade, também realiza palestras e workshops abrangendo temas variados, sempre com a intenção de melhorar o aspecto humano, sexual e amoroso. " Para mim, o relacionamento é essencial na vida de todos, proporcionando crescimento de ambas as partes e a sexualidade faz parte dos 5 principais pilares da vida."

Esta Gostando? Compartilhe

6 respostas

  1. Como é gratificante ver em palavras, de forma clara, didática, tudo que sinto, o que me revela, que me mostra que o caminho percorrido até hoje foi essencial pra ser a mulher que sou, e ter a consciência dessa parte tão importante na vida da mulher, mas que na maioria das famílias está encoberta sob o manto do preconceito, das religiões, dos tabus; o que faz “atrasar” esse processo de aprendizagem que nos liberta!! Parabéns!!

    1. Olá Ariane! Gratificante é ler seu comentário e saber que consegui chegar ao ponto que pretendia atingir.
      Fico muito feliz por saber que está em um caminho de autoconhecimento que te levará sempre ao melhor de você.
      Obrigada por comentar e compartilhar um pouco conosco.
      Um grande abraço!
      Juliana Catellani

  2. Gostei muito! Muito claro e objetivo!
    Sou uma mulher com 64 anos de idade e sexualmente ativa! Tive muita repressão na minha educação, mas como sempre me senti livre, consegui não me deixar atingir e ter uma vida plena sexualmente, até hoje!
    Parabéns Juliana, você está no caminho certo!
    Beijos. Célia.

  3. Diria que a Sexualidade faz parte do Auto Conhecimento e, estarmos realizados nessa área, teremos melhor convivio com todos! Muitas lojas de roupa masculina, estão tendo suas vagas ocupadas, por percentual alto de mulheres em relação aos homens: será que a aproximação de maridos ou namorados, com vendedores, irá conter a bissexualidade que eles tenham ou homossexuais que sejam e não são assumidos. Até porque possa estar atrelado à sexualidade delas, também: do que de fato elas gostariam de ser nessa “área” e por não se “realizarem” temem a “concorrência” e o “enfrentamento” ao “próprio eu”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares:

5 Linguagens do Amor

O amor é uma das coisas mais importantes na vida. Mas, às vezes, as pessoas não sabem como demonstrar ou receber o amor de maneiras diferentes. A boa notícia é

Leia Mais »

Como ter prazer sozinha

Ser capaz de se sentir prazer sozinha é algo que muitas mulheres ainda não conseguem fazer. Este artigo tem como objetivo explicar como ter prazer só, de forma segura e

Leia Mais »